metropoles.com

Lula diz que Israel “está cometendo vários atos de terrorismo”

Na chegada dos brasileiros que estavam na Faixa de Gaza, Lula critica Hamas, mas também aponta o que ele chamou de violência israelense

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula cumprimenta jovens repatriadas ao chegarem em Brasília - metrópoles
1 de 1 Presidente Lula cumprimenta jovens repatriadas ao chegarem em Brasília - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Na chegada dos 32 brasileiros e familiares resgatados da Faixa de Gaza, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu uma nova lista de repatriação para quem ficou na região. Ao mesmo tempo, criticou o Hamas e Israel, destacando os atos de terrorismo praticados por ambos os lados.

“Já vi muita brutalidade, muita violência, mas nunca vi violência tão bruta contra inocentes. Se o Hamas fez um ato de terrorismo, fez o que fez, o Estado de Israel está cometendo vários atos de terrorismo”, criticou o presidente brasileiro.

0

Lula também chamou a situação de “inferno”.

“Quero dizer para vocês que, hoje, é um dia de felicidade, porque estamos recebendo 32 seres que não mereciam viver no inferno que viveram esses 37 dias”, apontou.

Mais tarde, Lula fez uma publicação nas redes sociais reafirmando a frase dita durante a madrugada. “O governo brasileiro vai continuar lutando pela paz, cobrando dos outros presidentes um comportamento humanista, pelo cessar-fogo”, escreveu o presidente.

Veja:

Post de Lula comparando Hamas e Israel
Post de Lula comparando Hamas e Israel

Lula promete nova lista

Na recepção, o presidente pediu para que dois brasileiros falassem e contassem suas histórias. Em seguida, retomou a palavra.

“Enquanto tiver lista e possibilidade de tirar nem que seja uma só pessoa da Faixa de Gaza, nós vamos tirar. Mesmo que seja palestino de origem, nós vamos tirar, se a família tiver aqui pedindo”, destacou.

Os brasileiros desembarcaram em Brasília às 23h24. “A chegada desse décimo avião é a coroação de um trabalho muito sério que a gente deve a muita gente que trabalha no governo, sobretudo, o ministro de Relações Exteriores, e todos os companheiros que estão aqui”, afirmou Lula.

Presos em Gaza desde o início da guerra, em 7 de outubro, os brasileiros e familiares foram resgatados após semanas de negociação diplomática e entraram na sétima lista de liberados para sair da área de conflito em direção ao Egito.

Lá, foram acolhidos pela diplomacia brasileira e embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para serem trazidos ao Brasil.

O perfil dos brasileiros resgatados

O grupo de resgatados tem 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. São, ao todo, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.

Eles passam por trâmites migratórios antes de serem levados a abrigos em Brasília, onde vão ficar dois dias sendo acolhidos e recebendo atendimento médico e burocrático para regularizar documentos.

0

Até o desembarque dos resgatados da Faixa de Gaza, a operação Voltando em Paz, da FAB, já havia realizado nove voos, resgatando 1.445 pessoas e 53 animais de estimação de Israel e da Cisjordânia.

Imagem colorida mostra mapa com a rota de onde passaram o voo com brasileiros vindos de Gaza - metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?