Igor Gadelha

Lula ignora alerta do Senado e avisa que não recuará de Messias

Nos últimos dias, lideranças do Senado fizeram chegar a Lula alertas de que Jorge Messias não teria votos para aprovar sua indicação ao STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Gov.br
Lula na COP30 - Metrópoles
1 de 1 Lula na COP30 - Metrópoles - Foto: Reprodução/Gov.br

O presidente Lula avisou a aliados, nos últimos dias, que não cederá à pressão do Senado e manterá sua decisão de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF.

Ao longo da semana, senadores fizeram chegar ao Palácio do Planalto uma série de alertas de que Messias não teria hoje votos suficientes para aprovar sua indicação no Senado.

Lula ignora alerta do Senado e avisa que não recuará de Messias - destaque galeria
4 imagens
Lula e Jorge Messias
Senador Rodrigo Pacheco
O PGR Paulo Gonet ofereceu denúncia contra Eduardo Bolsonaro
Lula na COP30
1 de 4

Lula na COP30

Reprodução/Gov.br
Lula e Jorge Messias
2 de 4

Lula e Jorge Messias

Reprodução / Redes sociais
Senador Rodrigo Pacheco
3 de 4

Senador Rodrigo Pacheco

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O PGR Paulo Gonet ofereceu denúncia contra Eduardo Bolsonaro
4 de 4

O PGR Paulo Gonet ofereceu denúncia contra Eduardo Bolsonaro

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Um desses alertas, segundo lideranças do Senado, seria o placar apertado com o qual o procurador-geral da República, Paulo Gonet, aprovou sua recondução na Casa.

Alvo da direita após denunciar Jair Bolsonaro no inquérito do golpe, Gonet aprovou sua recondução por 45 votos a 26 — placar mais apertado da história de um PGR desde a redemocratização.

O nome preferido da cúpula do Senado hoje para o STF seria o de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Lula, contudo, prefere que o senador seja seu candidato ao governo de Minas em 2026.

“Pode ser apertado. Pode demorar. Mas será Messias”, disse à coluna, sob reserva, um integrante do governo com trânsito no gabinete de Lula.

O que pensam os aliados de Messias

Como mostrou a coluna, aliados de Messias viram um lado “bom” no placar apertado enfrentado por Gonet. Para esse grupo, isso indicaria que o chefe da AGU pode ter até mais votos que o procurador.

“Isso foi bom, na verdade. Se o Gonet, que denunciou o Bolsonaro, foi aprovado, Messias também será”, disse à coluna um interlocutor do ministro.

Aliados de Messias ressaltam que ele deve ter mais votos que Gonet, porque contará com o apoio de senadores evangélicos — o escolhido de Lula para o STF é evangélico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?