Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Lula anunciará comandantes das Forças Armadas nesta sexta; veja os escolhidos

Lula deve anunciar os futuros comandantes do Exército, da Marinha e Aeronáutica após confirmar que José Múcio será ministro da Defesa

atualizado 08/12/2022 21:13

Presidente eleito, Lula, fala com a imprensa sobre a semana em Brasília e sobre o governo de transição. Na imagem, ele segura um microfone - Metrópoles Rafaela Felicciano/Metrópoles

Além de futuros ministros, o presidente eleito Lula anunciará nesta sexta-feira (9/12) os três comandantes das Forças Armadas de seu governo.

Segundo petistas próximos a Lula, os escolhidos para comandar o Exército, a Marinha e a Aeronáutica estão entre os mais antigos de cada tropa. São eles:

  • Exército: general Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e construção; é o mais antigo da tropa, com 63 anos;
  • Aeronáutica: tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica; é o mais antigo da tropa, com 63 anos;
  • Marinha: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; é o segundo mais antigo da tropa.

Os nomes dos três futuros comandantes devem ser anunciados por Lula após a confirmação de que o ex-ministro do TCU José Múcio Monteiro será o seu ministro da Defesa.

Na terça-feira (6/12), a coluna noticiou que os três militares escolhidos por Lula estavam na lista dos preferidos de Múcio para comandar as Forças Armadas.

Além de Múcio, Lula deve anunciar ao menos outros dois ministros nesta sexta: Fernando Haddad, para a Fazenda, e Flávio Dino, para a Justiça.

Mais lidas
Últimas notícias