Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi e Victoria Abel

Haddad: Orientação de Lula é reequilibrar balança externa com Uruguai

Segundo o ministro Fernando Haddad, Lula orientou equipe econômica a "reequilibrar" balança comercial entre Brasil e Uruguai

atualizado 25/01/2023 20:46

Futuro Ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, fala com jornalistas em coletiva de imprensa no CCBB - metrópoles Breno Esaki/Especial Metrópoles

Montevidéu — O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (25/1), em Montevidéu, que o presidente Lula determinou que a equipe econômica trabalhe para “reequilibrar” a balança comercial entre o Brasil e o Uruguai. Hoje, o saldo é mais favorável ao Brasil, que tem superávit.

“Hoje temos superávit com o Uruguai e queremos reequilibrar a conta externa do Uruguai, buscando alternativas para os produtos uruguaios no Brasil. Determinação do presidente Lula é que a gente trabalhe nessa direção; estamos bem tranquilo com isso”, disse Haddad, após visita ao ex-presidente Pepe Mujica.

O chefe da equipe econômica brasileira ressaltou que a viagem de Lula a Montevidéu teve como um dos principais objetivos “manifestar” ao presidente uruguaio, Lacalle Pou, que o Brasil tem “todo interesse que Uruguai permaneça no Mercosul modernizado, fortalecido”.

“Nós demonstramos o quanto o Uruguai se beneficiou da permanência no Mercosul durante todo o governo Lula. Tivemos, nos últimos 10 anos, sobretudo os últimos 6, 7 anos , mais dificuldades que o Uruguai, e nós temos totais condições de sentar à mesa com os técnicos da Economia e das Relações Exteriores do Uruguai para verificar a matriz de troca de produtos brasileiros e uruguaios que nos dá uma vantagem”, declarou Haddad.

Mais lidas
Últimas notícias