metropoles.com

Governo Lula decide suspender pagamento da dívida do RS com a União

Governo Lula decidiu suspender pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com União até o fim da calamidade, em 31 de dezembro de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stuckert / PR
Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas (RS) - Metrópoles
1 de 1 Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas (RS) - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O governo Lula decidiu suspender o pagamento da parcela mensal da dívida do Rio Grande do Sul com a União, após as fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. A suspensão vai durar até o fim da calamidade decretada na região, em 31 de dezembro de 2024.

A decisão foi tomada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após uma série de reuniões. Uma delas ocorreu na manhã desta terça-feira (7/5) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Mais cedo, a coluna já havia noticiado que ministros de Lula já davam como certo, nos bastidores, que o governo suspenderia o pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com a União. Auxiliares presidenciais, inclusive, diziam que as chances da suspensão chegavam a 90%.

A suspensão foi pedida pelo governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB). O tucano queria suspender o pagamento da dívida do estado com a União pelo período que durar a reconstrução do estado. Leite, porém, ainda não formalizou o pedido no Tesouro Nacional.

Nas próximas horas, o governo federal pretende negociar as contrapartidas que Leite terá de apresentar em troca da suspensão do pagamento da dívida do estado. Nos cálculos do governo gaúcho, a medida deve dar um alívio de R$ 3,5 bilhões aos cofres do estado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?