Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi

Governo indica Carlos Portinho como novo líder do Senado

Governo Bolsonaro estava desde dezembro sem líder do governo no Senado, quando Fernando Bezerra Coelho renunciou ao posto

atualizado 07/06/2022 17:08

Posse do senador Carlos PortinhoJefferson Rudy/Agência Senado

Após seis meses, o governo finalmente terá um novo líder no Senado. O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Célio Faria Júnior, confirmou nesta terça-feira (7/6) em suas redes sociais que o Palácio do Planalto decidiu indicar o senador Carlos Portinho (PL-RJ) para o posto.

Conforme apurou a coluna com fontes do Planalto, a nomeação já foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e deve ser publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda nesta terça.

A nomeação de Portinho encerra um hiato de seis meses sem um líder de governo. O Planalto não tinha um representante oficial no Senado desde dezembro do ano passado, quando o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) renunciou ao cargo.

Nesse meio tempo, Bolsonaro chegou a convidar o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) como sucessor de Coelho na liderança. Entretanto, ele recusou o convite após pressão de sua sigla, que apoiará a candidatura de Lula na eleição em Minas.

O Planalto também chegou a comunicar que nomearia senador Carlos Viana (PL-MG) para o cargo. Mas, diante do impasse para sua nomeação e preocupado com sua candidatura ao governo de Minas, o parlamentar desistiu de assumir o posto.

Mais lidas
Últimas notícias