metropoles.com

Governistas querem recorrer de decisão que liberou Crivelatti da CPMI

Governistas articulam pedir que o plenário do STF julgue decisão de André Mendonça que liberou Osmar Crivelatti de depor na CPMI do 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Geraldo Magela/Agência Senado
Bolsonaristas Parlamentares escutam à fala da senadora Eliziane Gama durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaristas Parlamentares escutam à fala da senadora Eliziane Gama durante sessão da CPMI do 8 de Janeiro - Metrópoles - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Parlamentares governistas já articulam, nos bastidores, recorrer da decisão do ministro do STF André Mendonça que liberou o tenente Osmar Crivelatti, assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, de depor na CPMI do 8 de Janeiro.

A ideia é pedir que a decisão de Mendonça seja levada ao plenário do Supremo Tribunal Federal. Caso a ação não seja julgada pela totalidade dos ministros da Corte, fala-se em formalizar uma denúncia ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesta segunda-feira (18/9), o ministro André Mendonça atendeu um pedido da defesa de Crivelatti, que requisitava autorização para desobrigar o militar a depor na comissão de inquérito do Congresso.

Caso decida comparecer, ele ainda terá os direitos de ficar em silêncio, a assistência de um advogado, não se comprometer a dizer a verdade e não sofrer constrangimentos físicos ou morais decorrentes do exercício dos direitos anteriores.

Crivelatti atualmente é um dos militares indicados como assessores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi alvo da PF em agosto, na operação que investiga a tentativa de comercializar joias recebidas pela Presidência da República.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?