Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Gleisi diz que Lula foi alvo de “fake news” em fala sobre ditador

Presidente do PT diz que trecho da entrevista foi tirado de contexto e que "não viu nada de errado" na posição de Lula

23/11/2021 18:20
Compartilhar notícia
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Gleisi Hoffmann

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, saiu em defesa do ex-presidente Lula, após o petista ser criticado por comparar o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, com a chanceler alemã, Angela Merkel, em entrevista à imprensa europeia.

À coluna, Gleisi disse nesta terça-feira (23/11) que “não viu nada de errado” na fala do petista. Pelo contrário. Segundo a petista, o trecho da entrevista que circula nas redes sociais teria sido cortado. “Foi mais uma fake news contra o presidente Lula”, afirmou.

Em entrevista ao jornal espanhol “El País” concedida durante o tour do petista pela Europa, o ex-presidente e provável candidato ao Palácio do Planalto pelo PT nas eleições de 2022 questionou por que Ortega não poderia acumular mandatos.

Mais do que isso, Lula questionou as críticas contra o ditador, que prendeu seus opositores antes das eleições na Nicarágua, comparando-o com Merkel, que ficou 16 anos no ppssd, e com o premie espanhol, Felipe González, ficou 14 anos em seu cargo.

Gleisi defendeu a comparação feita por Lula, lembrando que a fala do petista era sobre a “auto determinação dos povos”. A presidente do PT ainda avisou que isso continuará a ser feito pela legenda ao longo da campanha eleitoral em 2022.

“Se quiser saber como o PT será na campanha (no tema das relações exteriores), é só olhar nossos governos”, afirmou a parlamentar à coluna.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Em outro trecho da entrevista, Lula destaca que Ortega “estaria errado” ao prender opositores para que não concorressem na eleição.

“Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua, não sei o que as pessoas fizeram para ser presas. Mas se Daniel Ortega prendeu a oposição para disputar a eleição, como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado”, disse.

No começo de novembro, o PT publicou em seu site uma nota cumprimentando Daniel Ortega pela eleição na Nicarágua. Após críticas, a postagem foi excluída do site e a presidente do PT explicou que a nota não foi submetida a direção partidária.