metropoles.com

Deputado quer acabar com obrigatoriedade de terno na Câmara

Deputado David Soares propõe que parlamentares possam utilizar apenas “calça e camisa social” em sessões da Câmara dos Deputados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Deputado David Soares
1 de 1 Deputado David Soares - Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

O deputado David Soares (União Brasil-SP), filho do pastor R.R Soares, quer acabar com a obrigatoriedade de parlamentares usarem terno durante sessões no plenário e nas comissões da Câmara.

Nessa quarta-feira (24/5), Soares protocolou um projeto de resolução que altera um ato da Mesa Diretora da Casa de 1976 que obriga o “traje de passeio completo” para os deputados.

Segundo o projeto, os deputados precisariam trajar, obrigatoriamente, “trajes formais”. No caso, calça e camisa social, deixando de lado o paletó e a gravata.

“O que se pretende, na verdade, é exigir pelo menos o traje formal composto de calça e camisa social para os Deputados. Para as deputadas, não cabe estabelecer exigências, de sorte que é a liberdade do código da vestimenta feminina que deve prevalecer, mantida a formalidade exigida no ambiente parlamentar”, escreveu o deputado na proposta.

O motivo para a mudança, segundo o próprio David Soares, seriam as “temperaturas médias elevadas” que Brasília ostenta durante quase todo o ano.

“A exigência do uso de passeio completo nos plenários, embora haja ar condicionado em todas as instalações, soa-nos anacrônico e um tanto distante do vestuário normal do povo que aqui deve se ver representado”, afirma.

Críticas na CPMI

Nesta quinta-feira (25/5), os trajes do deputado bolsonarista Abílio Brunini (PL-MT) foram alvos de críticas na CPMI que investiga as invasões golpistas do 8 de janeiro.

O parlamentar foi criticado por colegas após aparecer na comissõa trajando uma camiseta e uma calça informal. Governistas disseram que Abílio estaja de pijama.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?