metropoles.com

CPMI: Relatora pede acesso à agenda secreta do ex-chefe da Marinha

Eliziane Gama, relatora da CPMI do 8 de Janeiro, quer que Marinha compartilhe agendas secretas e sigilosas do ex-comandante da Força

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro - metrópoles
1 de 1 Senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A relatora da CPMI do 8 de Janeiro no Congresso, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pediu acesso à agenda sigilosa do almirante Almir Garnier Santos quando o militar era comandante da Marinha.

O pedido foi protocolado pela senadora nesta segunda-feira (25/9). Ela requer acesso às agendas de Garnier, tanto as públicas quanto as confidenciais e sigilosas, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

“Considerando sua possível participação em conversas de teor golpista, não se pode admitir a utilização de importantes funções para corromper a ordem democrática brasileira. É dever desta comissão apurar a veracidade das graves afirmações relatadas a esta comissão”, justifica a senadora.

Além das agendas, a relatora pediu o acesso a dados do Coaf de Garnier, a transferência dos sigilos bancário e telemático e a convocação do militar para falar aos parlamentares na comissão.

Reunião com Bolsonaro

O ex-comandante da Marinha entrou na mira da CPMI após a imprensa divulgar, na semana passada, trecho da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Segundo o relato de Cid, o almirante teria participado de uma reunião com Bolsonaro em 2022, na qual teria sido apresentada uma minuta de um decreto para cancelar as eleições presidenciais.

Ainda de acordo com a delação premiada do ex-ajudante de ordens, Garnier teria concordado com apoiar o possível golpe e prometido fornecer tropas que sustentassem a ação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?