metropoles.com

CPMI: governistas pedirão convocação de ex-comandante da Marinha

Governistas definiram lista com 6 nomes que tentarão convocar na CPMI do 8/1, após revelação de que Bolsonaro discutiu golpe com militares

atualizado

Compartilhar notícia

Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro e Almir Garnier - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro e Almir Garnier - Metrópoles - Foto: Isac Nóbrega/PR

Parlamentares governistas definiram uma lista com ao menos seis personagens que pedirão para serem convocados a depor na CPMI do 8 de Janeiro, após a revelação de que Jair Bolsonaro teria discutido com a cúpula das Forças Armadas um golpe para evitar a posse de Lula.

Conforme revelado pelos colunistas Bela Megale (O Globo) e Aguirre Talento (Uol) e confirmado pelo Metrópoles, a dicussão foi relatada pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, na delação premiada que o militar fechou com a Polícia Federal.

Um dos personagens que os governistas querem convocar na CPMI é o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha no governo Bolsonaro. Segundo a delação de Cid, Santos teria concordado em ceder suas tropas, caso Bolsonaro tentasse anular as eleições de 2022.

Outro personagem da lista dos governistas é Filipe Martins, ex-assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência. Segundo reportagem do portal Uol, Martins teria apresentado a Bolsonaro a minuta do decreto de golpe, que previa o cancelamento das eleições e prisão de opositores.

A lista dos seis nomes tem ainda os nomes do policial militar Antônio Aginaldo, marido da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP); de Tércio Arnaud Tomaz, um dos cabeças do chamado “gabinete do ódio”; e dos empresários Meyer Nigri e Enric Juvenal.

Confira a lista de convocações:

  • Antônio Aginaldo, marido de Carla Zambelli;
  • Tercio Arnaud, ex-assessor de Bolsonaro;
  • Meyer Nigri, empresário;
  • Enric Juvenal, pecuarista;
  • Almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha;
  • Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro.

Segundo parlamentares da base governista, a ideia é tentar votar os seis requerimentos de convocação na próxima semana. A decisão de pautar os pedidos, entretanto, cabe ao presidente da CPMI, o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?