Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

COP em Belém sem "Janjapalooza"

Com receio de superlotação e de críticas da oposição, governo Lula não pretente promover shows e atividades culturais na COP 30, em Belém

Repórter de Igor Gadelha14/02/2025 05:30, atualizado 14/02/2025 19:11
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da primeira-dama Janja Lula da Silva - Metrópoles

Após a repercussão negativa do chamado “Janjapalooza” durante o G20 no Rio de Janeiro, o governo Lula não deve promover shows na COP 30, conferência do clima da ONU que ocorrerá em Belém, em novembro.

A orientação de ministros do Palácio do Planalto é para que nenhum órgão do governo estimule ou patrocine grandes shows no decorrer da programação da COP. Eles defendem que o evento seja “o mais sóbrio possível”.

COP em Belém sem “Janjapalooza” - destaque galeria
4 imagens
Primeira-dama, Janja citou morte de criança após desafio na internet
Eventos aconteceram no Rio de Janeiro, no G20
Janja é esposa do presidente Lula
Pesquisa mostra aumento na desaprovação de Lula
1 de 4

Pesquisa mostra aumento na desaprovação de Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Primeira-dama, Janja citou morte de criança após desafio na internet
2 de 4

Primeira-dama, Janja citou morte de criança após desafio na internet

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Eventos aconteceram no Rio de Janeiro, no G20
3 de 4

Eventos aconteceram no Rio de Janeiro, no G20

Rede Globo/Reprodução
Janja é esposa do presidente Lula
4 de 4

Janja é esposa do presidente Lula

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

A avaliação dos auxiliares de Lula é que, diferentemente do Rio, Belém não tem capacidade para receber multidões. Em caso de superlotação, a cidade poderia enfrentar problemas que prejudicariam a imagem do Brasil.

Ministros palacianos também dizem não querer dar munição à oposição. Como o Metrópoles noticiou, parlamentares bolsonaristas apelidaram o G20 Social, evento que antecedeu o G20, de “Janjapalooza”.

Oficialmente, o evento organizado pela primeira-dama se chamou “Aliança Global Festival”. O festival teve shows de cerca de 30 artistas, como os cantores Zeca Pagodinho, Seu Jorge e Daniela Mercury.

Embora o governo Lula não pretenda patrocinar, estão previstos shows de grandes artistas paraenses e internacionais durante a COP 30 bancados pelo governo do Pará e pela iniciativa privada.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters