Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Carros elétricos: Governo envia proposta que retoma taxa de importação

Proposta para fim da isenção do imposto de importação de carros elétricos foi enviada pelo Ministério da Indústria e Comércio para Camex

16/10/2023 02:00
Compartilhar notícia
Reprodução
imagem colorida carro elétrico abastecendo

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) enviou, nas últimas semanas, uma proposta para acabar com a isenção do imposto de importação para carros elétricos no Brasil.

A proposta foi encaminhada pela pasta para a Câmara de Comércio Exterior (Camex), a quem caberá aprovar ou não. A expectativa é de que a decisão seja tomada pelo colegiado até novembro.

Segundo fontes do MDIC ouvidas pela coluna sob reserva, a nova alíquota de importação de veículo elétricos deve ser progressiva, podendo chegar a até 35% do valor da compra.

Imposto de importação está zerado desde 2015

O imposto sobre a importação de veículos elétricos no Brasil foi zerado em 2015, início do segundo governo Dilma Rousseff. À época, a alíquota também era de até 35%.

O discurso no governo é de que o fim da isenção vai ajudar a estimular a indústria nacional de veículos elétricos, uma das principais interessadas na retomada do imposto de importação

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters