Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Bolsonaristas apostam que candidato de Kassab terá mais voto que Tebet

Pelas contas de bolsonaristas, caso Kassab lance Ratinho Júnior ao Planalto, ele deverá superar votos de Simone Tebet e Ciro Gomes

06/02/2026 07:00, atualizado 06/02/2026 07:11
Compartilhar notícia
Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
O Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab

Caciques bolsonaristas que apoiam Flávio Bolsonaro (PL) ao Palácio do Planalto preveem que o candidato do PSD, partido comandado por Gilberto Kassab, terá um número significativo de votos na disputa presencial.

Pelas contas desses bolsonaristas, caso Kassab leve a sério a ideia de lançar, por exemplo, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, à Presidência, o candidato terá entre 10 e 15 milhões de votos no primeiro turno das eleições.

Bolsonaristas apostam que candidato de Kassab terá mais voto que Tebet - destaque galeria
3 imagens
Governador do Paraná, Ratinho Júnior
senador Flávio Bolsonaro
Gilberto Kassab, presidente do PSD
1 de 3

Gilberto Kassab, presidente do PSD

Agência Brasil
Governador do Paraná, Ratinho Júnior
2 de 3

Governador do Paraná, Ratinho Júnior

Alan Santos / PR
senador Flávio Bolsonaro
3 de 3

senador Flávio Bolsonaro

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto

Para efeito de comparação, a terceira colocada no pleito nacional de 2022 foi a hoje ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB). Ela terminou o primeiro turno com 4,9 milhões de votos, cerca de 4,16% dos votos válidos.

Em 2018, Ciro Gomes (então filiado ao PDT) alcançou 13 milhões de votos (12,47%) e também ficou em terceiro lugar. Já em 2014, Marina Silva (então no PSB) teve 22 milhões de votos, com 21,32% do total.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Dessa forma, o candidato de Kassab seria, na visão de bolsonaristas, um “fiel da balança” no segundo turno. Por esse movito, caciques bolsonaristas consideram primordial o apoio do PSD na segunda etapa da eleição.