Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Bastidores: Lula reuniu ministros do União Brasil para fazer cobrança

Presidente Lula recebeu os três ministros da cota do União Brasil na terça-feira (29/7), no Palácio do Planalto, fora da agenda oficial

30/07/2025 05:30, atualizado 30/07/2025 06:15
Compartilhar notícia
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Lula

O presidente Lula se reuniu com os três ministros da cota do União Brasil na noite da terça-feira (29/7), no Palácio do Planalto, para cobrar uma postura melhor do partido em relação ao governo.

O encontro, que não foi registrado na agenda oficial do petista, contou com os ministros Celso Sabino (Turismo), Waldez Góes (Integração Nacional) e Frederico de Siqueira (Comunicações).

Bastidores: Lula reuniu ministros do União Brasil para fazer cobrança - destaque galeria
4 imagens
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Waldez Góes (PDT), do Desenvolvimento Regional., também foi indicado por Alcolumbre
Presidente Lula
Bastidores: Lula reuniu ministros do União Brasil para fazer cobrança - imagem 1
1 de 4

Kebec Nogueira/Metrópoles @kebecfotografo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
2 de 4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Canal Gov/YouTube/Reprodução
Waldez Góes (PDT), do Desenvolvimento Regional., também foi indicado por Alcolumbre
3 de 4

Waldez Góes (PDT), do Desenvolvimento Regional., também foi indicado por Alcolumbre

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Presidente Lula
4 de 4

Presidente Lula

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Na conversa, que contou ainda com a presença da ministra petista Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Lula cobrou mais fidelidade do União Brasil ao governo, sobretudo no Congresso Nacional.

O petista prometeu chamar o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para uma reunião na próxima semana, a fim de discutir a relação.

Na semana passada, Rueda fez duras críticas ao governo Lula durante evento promovido pela XP Investimentos em São Paulo, conforme noticiou o Metrópoles, na coluna Andreza Matais.

“O governo Lula é triste. Não consegue entregar à sociedade o que a sociedade precisa. Não consigo enxergar mudança. Não consigo ver nossa sociedade equilibrada e ter alguém que enfrente de verdade os problemas”, disse Rueda.

Lula vai demitir os ministros?

Apesar da cobrança por mais fidelidade, Lula, de acordo com relatos, elogiou o trabalho dos ministros do União Brasil e disse que não pretende demitir aqueles que estão trabalhando bem.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O petista disse ainda respeitar a decisão dos partidos de lançar candidato à Presidência em 2026, quando ele tentará reeleição. O União Brasil tem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como presidenciável.

Na reunião no Planalto, Lula afirmou também que pretende discutir as eleições de 2026 ao Senado com Alcolumbre e reiterou apoio à possível candidatura do ministro do Turismo a senador pelo Pará.

Inicialmente, Lula havia convocado os ministros do União Brasil para uma reunião na segunda-feira (28/7). Como Sabino e Waldez não estavam em Brasília, a conversa foi adiada para a terça.