metropoles.com

Ataque de Lula a Moro irrita PF; auxiliares veem erro do presidente

Para delegados da PF, Lula desmoraliza trabalho da corporação ao dizer que plano do PCC para atacar Sergio Moro é “armação” do ex-juiz

atualizado

Compartilhar notícia

moro_lula-1-868×644
1 de 1 moro_lula-1-868×644 - Foto: null

O ataque feito pelo presidente Lula ao senador Sergio Moro (União Brasil-RJ), nesta quinta-feira (23/3), irritou profundamente integrantes da Polícia Federal.

Em entrevista à imprensa no Rio de Janeiro, Lula afirmou, sem provas, ser uma “visível armação” do ex-juiz o plano do PCC para atacar Moro descrito pela PF e pelo Ministério Público de São Paulo.

Para delegados federais ouvidos pela coluna, com a fala, o presidente da República levantou suspeitas sobre o trabalho realizado pela PF durante seu próprio governo.

A avaliação dos delegados é compartilhada por alguns ministros e auxiliares presidenciais. O cálculo é que, com o ataque a Moro, Lula também desmoraliza o Ministério da Justiça.

Nas últimas horas, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, elogiou publicamente o trabalho da Polícia Federal, que está subordinada à sua pasta.

“O que fizemos foi, cumprindo a lei, proteger a vida de nosso adversário. Se nós não tivéssemos agido, aí, sim, teria sido uma ilação. Mas a Polícia Federal agiu de modo exemplar”, disse Dino.

“Palanque”

Na avaliação de auxiliares, Lula erra ao atacar Moro. O cálculo é que o presidente ajuda a dar “palanque” para o ex-juiz da Lava Jato, contribuindo para Moro “se vitimizar ainda mais”.

Como a coluna noticiou mais cedo, aliados de Moro avaliam que, apesar do desgaste pessoal, a operação da PF contra o PCC trouxe dividendos políticos para o senador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?