Arthur do Val, o Mamãe Falei, está voltando da Ucrânia para o Brasil
Deputado estadual paulista mandou áudio a colegas fazendo comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas
atualizado
Compartilhar notícia

Na Europa desde o início da semana sob pretexto de ajudar a resistência ucraniana à invasão russa, o deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos-SP), o Mamãe Falei, ainda não se pronunciou sobre os áudios em que faz comentários sexista sobre refugiadas ucranianas pois está retornando ao Brasil.
À coluna, assessores do parlamentar disseram ter perdido o contato com Mamãe Falei desde a “tarde” desta sexta-feira (4/3). A expectativa é de que o deputado paulista chegue ao Brasil na manhã deste sábado (5/3), por meio do aeroporto internacional de São Paulo.
Como a coluna divulgou em primeira mão, em um dos áudios, o parlamentar estadual diz que as refugiadas ucranianas são “fáceis” de pegar “porque são pobres”. Em outro, afirma que limparia com a língua o “cu” de “policiais deusas” que fazem o controle da fronteira.
Mamãe Falei chegou à Europa no início desta semana. Ele anunciou ter viajado com o coordenador do MBL (Movimento Brasil Libre), Renan Santos, com o objetivo de irem até a Ucrânia para ajudar os ucranianos a lutarem contra os russos.

O deputado estadual Arthur do Val e o coordenador do grupo, Renan Santos, publicaram nas redes sociais vídeo em Viena, na Áustria, onde alugaram um carro e cruzaram a Eslováquia até entrar na Ucrânia Reprodução/YouTube

Arthur do Val e Renan Santos, do MBL, na Ucrânia Reprodução

O deputado Arthur do Val viaja para acompanhar a guerra na Ucrânia Instagram


Sergio Moro e Arthur do Val Reprodução
Em suas redes sociais, Mamãe Falei contou ter conseguido entrar na Ucrânia pela fronteira com a Eslováquia. O deputado postou ainda imagens com garrafas de vidro e disse ter ajudado a produzir coquetéis molotov junto aos ucranianos.