
Igor GadelhaColunas

Após queixas, CPMI facilita acesso a sigilos de Vorcaro na sala-cofre
Após reclamações das dificuldades para acessar documentos, cúpula da CPMI tenta facilitar buscas e amplia horário de acesso à sala-cofre
atualizado
Compartilhar notícia

Após reclamações de parlamentares, a cúpula da CPMI do INSS decidiu facilitar e ampliar o acesso aos documentos sigilosos do banqueiro Daniel Vorcaro guardados em uma sala-cofre do Senado Federal.
Em mensagem aos deputados e senadores, a CPMI informou que permitirá o acesso à sala-cofre também no domingo (15/3), das 9h às 17h. Até então, o espaço abriria apenas nos dias de semana e no sábado (14/3).
O comando da comissão também ordenou que a Polícia do Senado e a Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen) indexem os dados para que parlamentares e assessores consigam buscar termos com mais facilidade.
Segundo comunicado enviado aos parlamentares na tarde desta sexta-feira (13/3), a indexação pode demorar, já que a quantidade de dados é grande. Por conta disso, a presidência da CPMI decidiu abrir a sala no domingo.
“Abriremos a sala de documentos neste domingo, das 9h às 17h. Disponibilizamos os arquivos, que chegaram ontem, do jeito que vieram da Apple, e buscar a informação é difícil. Por isso, mobilizei a Polícia do Senado e o Prodasen para indexar os dados por meio do IPED. Tudo foi feito, a indexação começou e deve demorar muitas horas. Pedimos o aumento da capacidade do drive para indexarmos mais rápido”, informou a cúpula da CPMI.
Na sexta-feira, parlamentares e assessores que entraram na sala-cofre disseram ser “impossível” acessar os dados. Entre as queixas, estava a grande quantidade de arquivos sem um sistema de busca adequado.





