Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

CPI do Master: Vieira busca Alcolumbre e fixa prazo para acionar STF

Alessandro Vieira procurou Davi Alcolumbre e avisou que acionará a Justiça caso o presidente do Senado não se manifeste sobre CPI do Master

Igor Gadelha12/03/2026 16:29, atualizado 12/03/2026 16:35
Compartilhar notícia
Pimentel Felipi/Gabinete Alessandro Vieira
O senador Alessandro Vieira

Autor de um dos pedidos para a CPI do Master, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) disse à coluna que dará um prazo de até duas semanas para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), analisar o requerimento.

O prazo foi fixado por Vieira após se reunir com Alcolumbre nos últimos dias para tratar do assunto. Caso o chefe do Senado não se pronuncie, o senador sergipano promete acionar o STF para garantir a criação da comissão.

CPI do Master: Vieira busca Alcolumbre e fixa prazo para acionar STF - destaque galeria
3 imagens
O senador Alessandro Vieira, relator da CPI do Crime Organizado
Alessandro Vieira
Senador Alessandro Vieira (MDB)
1 de 3

Senador Alessandro Vieira (MDB)

Waldemir Barreto/Agência Senado
O senador Alessandro Vieira, relator da CPI do Crime Organizado
2 de 3

O senador Alessandro Vieira, relator da CPI do Crime Organizado

Agência Senado
Alessandro Vieira
3 de 3

Alessandro Vieira

Vinícius Schmidt/Metrópoles
“Já tratamos sobre o requerimento. Ele (Alcolumbre) está avaliando. Se essa análise ultrapassar um limite temporal razoável, vou pedir à Justiça que determine a leitura do requerimento“, afirmou Viera à coluna nesta quinta-feira (12/3).

Para Vieira, esse limite temporal seria de uma ou duas semanas, mas pode mudar dependendo do contexto. “Creio que uma ou duas semana é prazo bastante razoável. Isso pode mudar conforme a situação evolua“, disse.

O senador sergipano protocolou o pedido de CPI na segunda-feira (9/3). O foco da comissão, segundo ele, seria investigar a atuação dos ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes no Caso Master.

Precedentes do STF favorecem Vieira

Os precedentes do Supremo favorecem Veira, caso ele acione a Corte. O mais recente e significativo deles ocorreu em 2021, quando a STF mandou o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), instalar a CPI da Covid.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters