Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

Após decisão de Trump sobre CV e PCC, chanceler de Lula vai à China

Chanceler de Lula tem reunião com o chanceler da China, Wang Yi, na segunda-feira (1º/6), em Pequim, para tratar de fertilizantes

, 01/06/2026 11:48, atualizado 01/06/2026 12:05
Compartilhar notícia
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Mauro Vieira, Ministro das Relações Exteriores do Brasil falam a imprensa sobre brasileiros deportados pelos Estados Unidos, após reunião com o presidente Lula Metrópoles

Dias após o governo Donald Trump contrariar Lula e classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, viajou à China.

O chanceler de Lula desembarcou em Pequim, no domingo (31/5), em busca de ajuda para amenizar os efeitos da guerra entre Estados Unidos e Irã para o agronegócio brasileiro.

Após decisão de Trump sobre CV e PCC, chanceler de Lula vai à China - destaque galeria
3 imagens
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
1 de 3

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores

Márcio Batista/MRE
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
2 de 3

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores

Márcio Batista/MRE
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
3 de 3

Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Nesta segunda-feira (1º/6), Vieira tem reunião com o chanceler chinês, Wang Yi. Na pauta, o fornecimento de fertilizantes para o agronegócio brasileiro, afetado pelo fechamento do Estreito de Ormuz pelo Irã.

A China é um dos maiores fornecedores do insumo para o Brasil. No entanto, com o conflito entre americanos e iranianos no Oriente Médio, o país asiático restringiu a exportação dos fertilizantes desde março.

Integrantes do Itamaraty disseram à coluna que o chanceler Mauro Vieira vem discutindo soluções com os parceiros comerciais do Brasil para ajudar o agronegócio brasileiro.

Na semana passada, Vieira se reuniu com representantes do setor na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), quando ouviu relatos de preocupação do agronegócio.

Há 15 dias, o ministro brasileiro também esteve no Cazaquistão e no Uzbequistão, que são produtores e exportadores de fertilizantes, em busca de novos fornecedores do insumo.

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters