metropoles.com

Ala do PT torce o nariz para preferida de Lula ao Ministério da Saúde

Petistas criticam a provável escolha de Lula de nomear a socióloga Nísia Trindade, atual presidente da Fiocruz, para o Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente eleito, Lula, fala com a imprensa sobre a semana em Brasília e sobre o governo de transição. Na imagem, ele ajeita o terno - Metrópoles
1 de 1 Presidente eleito, Lula, fala com a imprensa sobre a semana em Brasília e sobre o governo de transição. Na imagem, ele ajeita o terno - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Assim como aconteceu na escolha para o Ministério da Educação, o nome preferido de Lula para o Ministério da Saúde também enfrenta resistência de alas do PT, partido do presidente eleito.

Nos bastidores, esses petistas dizem que a socióloga Nísia Trindade, atual presidente da Fiocruz e provável escolhida de Lula para a pasta da Saúde, tem características de uma “bomba-relógio”.

O argumento dessas alas do PT é de que faltaria a Nísia experiência em gestão pública. Na avaliação deles, a socióloga não teria conhecimento sobre o SUS, nem sobre a máquina do governo federal.

Por trás das críticas, há a cobiça de grupos do PT por abocanhar o comando do Ministério da Saúde. Uma ala da sigla, por exemplo, defendia a indicação do ex-ministro petista Arthur Chioro para a pasta.

O ministério também estava na mira de aliados do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do MDB do senador Renan Calheiros (AL).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?