Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Igor Gadelha

A jogada do vice de Doria para garantir apoio do União Brasil em 2022

Rodrigo Garcia prometeu não tentar tirar da nova sigla deputados federais e prefeitos do interior paulista

03/11/2021 06:00, atualizado 03/11/2021 13:42
Compartilhar notícia
Fábio Vieira/Metrópoles
A jogada do vice de Doria para garantir apoio do União Brasil em 2022

Nome do PSDB para a sucessão do governador João Doria em 2022, o vice-governador paulista, Rodrigo Garcia, fez proposta à cúpula do União Brasil para tentar fechar o apoio do novo partido à sua candidatura ao Palácio dos Bandeirantes no próximo ano.

Garcia prometeu que, caso o União Brasil o apoie em São Paulo, ele não só manterá na legenda os quatro deputados federais e os cerca de 70 prefeitos do interior paulista atualmente filiados ao DEM como articulará a filiação de mais 40 prefeitos à nova sigla no estado.

Do contrário, o vice de Doria avisou a dirigentes do União Brasil que articulará a filiação desses deputados e prefeitos paulistas do DEM a outros partidos. Os quatro deputados são: Alexandre Leite, Davi Soares, Eli Corrêa Filho e Geninho Zuliani.

O vice-governador paulista tem influência sobre essas lideranças porque era do DEM até antes de se filiar ao PSDB para a disputa de 2022. E sabe que a eleição de uma bancada robusta na Câmara é o que mais interessa para a maioria dos partidos, por ser o principal critério para divisão do fundo eleitoral.

Com a jogada, Garcia tenta evitar que o União Brasil filie o ex-governador paulista Geraldo Alckmin para disputar o Palácio dos Bandeirantes pela sigla. Alckmin já avisou que deixará o PSDB. Além do União Brasil, ele tem mantido conversas com o PSD.

A jogada do vice de Doria para garantir apoio do União Brasil em 2022 - destaque galeria
3 imagens
Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia
Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia
Rodrigo Garcia
1 de 3

Rodrigo Garcia

Fábio Vieira/Metrópoles
Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia
2 de 3

Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia

Fábio Vieira/Metrópoles
Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia
3 de 3

Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia

Fábio Vieira/Metrópoles

Receba no seu email as notícias da coluna Igor Gadelha

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters