metropoles.com

Vereador antivacina baseou decisão do MEC sobre passaporte da vacina

Instagram puniu bolsonarista por espalhar mentiras sobre a Covid; decisão do ministério só durou um dia e foi derrubada pelo STF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
vereador Douglas Gomes
1 de 1 vereador Douglas Gomes - Foto: Reprodução

Um vereador bolsonarista antivacina punido pelo Instagram por mentir sobre a Covid baseou a decisão do Ministério da Educação contra a cobrança do passaporte de vacina em universidades federais. A pasta levou em consideração um ofício de Douglas Gomes, vereador de Niterói pelo PTC, para barrar a exigência da imunização em 30 de dezembro. A regra só durou um dia e foi derrubada por ordem do ministro Ricardo Lewandowski.

Vereador em primeiro mandato, Gomes ataca a vacinação e é entusiasta de tratamentos ineficazes contra a Covid. Na quarta-feira (26/1), reclamou que havia sido punido pelo Instagram por ter publicado repetidamente conteúdo falso sobre a pandemia.

Em 2 de dezembro, Douglas Gomes enviou um documento de seu gabinete ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, pedindo que o titular da pasta tomasse providências contra o passaporte da vacina nas universidades federais. Gomes relatou que, na véspera, a Universidade Federal Fluminense (UFF) havia aprovado exigir o comprovante de vacinação de toda a comunidade universitária.

Esse ofício tramitou no ministério, foi anexado ao processo do caso e enviado à Consultoria Jurídica da pasta, integrada por servidores da Advocacia-Geral da União (AGU). O departamento fez um parecer contra o passaporte da vacina em 29/1 que embasou a decisão do ministro no dia seguinte. Um dia depois, o STF barrou a decisão.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações