metropoles.com

Toffoli deve liberar ação sobre Marco Civil da Internet neste semestre

Ministro Dias Toffoli, do STF, analisa ação sobre responsabilização das redes sociais; integrantes do governo Lula defendem regulação

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Especial Metrópoles
Imagem colorida de Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal - Metrópoles - Foto: Andre Borges/Especial Metrópoles

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), sinalizou a colegas que quer liberar para julgamento ainda neste semestre a ação que discute trechos do Marco Civil da Internet. No fim do mês passado, ministros do STF e autoridades do governo Lula defenderam a regulação das redes sociais.

A ação relatada por Toffoli analisa um trecho do Marco Civil da Internet que dificulta a responsabilização das redes sociais por conteúdos publicados. O artigo em questão fixou que a plataforma só poderá ser responsabilizada se não remover o conteúdo depois de uma decisão judicial. Ou seja, se não houver decisão da Justiça sobre uma publicação específica, a lei não prevê punição para essas empresas por permitirem conteúdos ilegais, por exemplo.

Em uma audiência pública no STF sobre o tema em março, autoridades do Judiciário e do Executivo citaram o papel das redes nos atos golpistas de 8 de janeiro e defenderam a regulação das redes. As redes, por outro lado, negaram qualquer omissão e rechaçaram a proposta.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que o modelo atual de gestão das redes está “falido” e o comparou a um galpão alugado para praticar crimes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?