metropoles.com

PT estuda recriar Ministério das Cidades, extinto por Bolsonaro

Proposta é debatida em grupo de urbanismo na fundação do partido 

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
O ex-presidente Lula com um microfone na mão fala ao público. Na foto ele usa camisa social branca e ao fundo, desfocadas, aparecem outras pessoas - Metrópoles
1 de 1 O ex-presidente Lula com um microfone na mão fala ao público. Na foto ele usa camisa social branca e ao fundo, desfocadas, aparecem outras pessoas - Metrópoles - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O grupo de petistas que aconselha a campanha de Lula em temas de urbanismo quer recriar o Ministério das Cidades. A pasta foi inaugurada em 2003, quando Lula assumiu a Presidência, mas deixou de existir em 2019, quando Jair Bolsonaro assumiu o Planalto e fundiu o ministério ao da Integração Nacional, formando o Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com o urbanista e professor Nabil Bonduki, coordenador do colegiado da Fundação Perseu Abramo, o atual Ministério do Desenvolvimento Regional não discute a fundo demandas das cidades brasileiras, onde moram 85% dos habitantes do país. Assim, o Ministério das Cidades foi esvaziado no desenho ministerial de Bolsonaro, de acordo com Bonduki.

Para o ex-vereador de São Paulo pelo PT, uma das prioridades é fazer uma transição ecológica nas cidades, o que envolve desde transporte público até reciclagem. Nesse contexto, seguiu, não faz sentido subsidiar carros elétricos, mas sim eletrificar as frotas de ônibus, priorizando o transporte público ao individual. “O sinal de uma sociedade funcional é um transporte público que funciona”, pontuou.

Outro objetivo do grupo é recuperar os programas sociais criados pelo PT para esse setor, como o Minha Casa Minha Vida. A campanha de Lula tem colhido sugestões sobre diversos temas da fundação, seu braço programático, e decidirá até abril o que irá para o plano de governo do ex-presidente.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?