Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

PT aciona MPF contra Braga Netto por compra de filé com verba da Covid

TCU apontou que Ministério da Defesa usou verba de combate à Covid para comprar filé mignon e picanha

atualizado 29/12/2021 19:31

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes, pediu nesta quarta-feira (29/12) que o MPF no Distrito Federal investigue o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, por ter autorizado que a pasta gastasse verba de combate à Covid para comprar filé mignon e picanha.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que o Ministério da Defesa usou R$ 535 mil da verba para conter a pandemia em itens de luxo, como mostrou a repórter Constança Rezende no último domingo (26/12).

“É fácil concluir que a falta de destinação destes recursos para as políticas públicas de enfrentamento à pandemia, que deveria atender a população vulnerável, gera ainda mais ônus ao sistema de saúde, comprometendo leitos, esforços dos profissionais de saúde e, consequentemente, recaindo sobre a população mais carente”, escreveu o deputado na representação à Procuradoria da República no Distrito Federal.

Além de pedir que o MPF abra uma investigação contra o general, Lopes defendeu que Braga Netto seja condenado por danos morais e materiais à sociedade.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna