metropoles.com

Preocupado com jurídico na Câmara, Lula tentará eleger Wadih Damous

Ex-presidente da OAB-RJ, Wadih Damous integrou a tropa de choque de Lula durante a prisão, mas não conseguiu se eleger nas últimas eleições

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Stucker/Divulgação
O ex-presidente Lula durante encontro com o ex-deputado Wadih Damous. Eles olham um para o outro, sentados numa sala, de forma descontraída - Metrópoles
1 de 1 O ex-presidente Lula durante encontro com o ex-deputado Wadih Damous. Eles olham um para o outro, sentados numa sala, de forma descontraída - Metrópoles - Foto: Ricardo Stucker/Divulgação

Lula diagnosticou no mapeamento que tem feito para a eleição que o PT está desfalcado de deputados federais especializados em direito. A carência fez com que o ex-presidente pedisse para Wadih Damous tentar pela terceira vez uma vaga na Câmara dos Deputados.

Damous integrou a tropa de choque de Lula durante o período em que o ex-presidente esteve preso em Curitiba. Os deputados Paulo Pimenta e Paulo Teixeira também faziam parte da linha de frente petista.

Ex-presidente da OAB-RJ, Damous foi um dos responsáveis pelo habeas corpus que quase libertou Lula num plantão judiciário em 8 de julho de 2018.

Apesar da exposição que teve como um dos advogados de Lula, Damous não conseguiu a reeleição em 2018. Foi o segundo insucesso que ele registrou nas urnas. Damous foi eleito suplente na primeira eleição que disputou, em 2014, e só cumpriu o mandato de deputado até o fim porque assumiu em outubro de 2015.

Uma das alternativas para ampliar a bancada no Rio de Janeiro era usa o ator José de Abreu como puxador de votos, mas o global desistiu da candidatura à Câmara.

Lula trata a eleição para a Câmara como uma prioridade para o PT. Ele espera eleger a maior bancada da Casa, mas está ciente de que precisa garantir a vitória de políticos experientes para ter a quem delegar funções na busca pela governabilidade de uma eventual gestão federal.

Em São Paulo, Lula pediu para que Jilmar Tatto, Luiz Marinho e José Américo, três dos principais dirigentes petistas no estado, sejam candidatos à Câmara.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?