metropoles.com

PP iniciará rodada de conversas para apoiar candidato de Doria em SP

Alinhado com Bolsonaro no plano nacional, partido fará uma série de reuniões a partir do dia 13 para discutir o apoio a Rodrigo Garcia em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Rodrigo Garcia e João Doria
1 de 1 Rodrigo Garcia e João Doria - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O PP iniciará na quinta-feira (13/1) uma rodada de conversas para definir o apoio à candidatura de Rodrigo Garcia ao governo de São Paulo. Garcia é o vice-governador do estado e foi escolhido por João Doria como o candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes.

Em nível nacional, o PP está alinhado a Jair Bolsonaro e deverá indicar o vice na chapa que concorrerá à reeleição ao Planalto. O partido esteve perto de filiar o presidente, mas a negociação não deu certo e ele migrou para o PL. Apesar de Bolsonaro antagonizar com Doria, o diretório paulista do PP costuma ter autonomia para decidir os palanques no estado.

As conversas também servirão para definir quais deputados deixarão o PP e quem o partido irá filiar para a disputa das eleições deste ano. Crítico de Bolsonaro, o deputado federal Fausto Pinato indicou que não ficará na legenda. O deputado federal Ricardo Izar Junior é outro que não decidiu se tentará a reeleição pelo PP.

Rodrigo Garcia conquistou no fim de dezembro o apoio do União Brasil. Resta definir se o partido ocupará a vice ou se indicará o senador na chapa do PSDB.

A movimentação também interessa a Sergio Moro. O Podemos negocia uma parceria em nível nacional com o União Brasil e busca entender quais são os planos da sigla para a eleição de São Paulo. O ex-juiz considera imprescindível que o Podemos tenha um palanque forte no estado, mas eventuais negociações com Garcia estarão condicionadas a acordos entre os projetos presidenciais de Doria e Moro.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?