Campanha de Moro busca advogado especializado em combater fake news
Sergio Moro reclamou que tem sido alvo de mentiras e deseja ter um advogado para processar quem o atacar nas redes sociais
atualizado

Os dois primeiros meses da pré-campanha presidencial deixaram Sergio Moro incomodado com o volume de ataques que recebeu na internet. O ex-juiz reclamou com os organizadores de sua candidatura que tem sido alvo de mentiras nas redes sociais e pediu a contratação de um advogado especializado em combater fake news.
O Podemos busca um profissional para assumir a função e deseja integrá-lo à campanha de Moro ainda em janeiro. O partido quer ter amparo jurídico para pedir a retirada de postagens que considerar mentirosas ou para processar pessoas que xingarem o ex-juiz.
A equipe de comunicação do Podemos conseguiu derrubar apenas um vídeo do YouTube que considerava mentiroso. A sigla avalia que uma ofensiva jurídica irá dissuadir os ataques.
Pessoas próximas a Moro admitem que o Podemos não estava preparado para lidar com a desinformação nas redes sociais. A prioridade era organizar só reuniões com lideranças políticas em novembro e dezembro, mas a sigla foi obrigada a montar uma estrutura de campanha às pressas para Moro se posicionar sobre as críticas que tem recebido de bolsonaristas e da esquerda.
O Podemos quer fechar em janeiro um conselho de comunicação que contará com profissionais especializados em assessoria de imprensa, marketing digital e comunicação de campanha. Hoje, as funções estão todas concentradas em Fernando Vieira, o marqueteiro do partido.
A direção do Podemos reconhece que o material de campanha divulgado até agora nas redes sociais ficou “arcaico” devido à falta de profissionais na equipe. Moro foi ridicularizado quando publicou um vídeo rebatendo Lula, com a fala truncada e edição confusa, e quando desejou um “Feliz Natal” ao lado da esposa, Rosângela.

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022 Rafaela Felicciano/Metrópoles

A seguir, os candidatos à Presidência Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles



Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

Ciro Gomes, do PDT JP Rodrigues/Especial para Metrópoles

Felipe d'Ávila, do Novo Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro, do PL Alan Santos/PR

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles

Leonardo Péricles, do UP Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT Fábio Vieira/Metrópoles



Simone Tebet, do MDB Igo Estrela/Metrópoles
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.