Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Lucas Marchesini

Campanha de Moro busca advogado especializado em combater fake news

Sergio Moro reclamou que tem sido alvo de mentiras e deseja ter um advogado para processar quem o atacar nas redes sociais

atualizado 31/12/2021 17:58

Brasília (DF), 10/11/21. Filiação de Sérgio Moro, ex-ministro da Justiça, ao PodemosRafaela Felicciano/Metrópoles

Os dois primeiros meses da pré-campanha presidencial deixaram Sergio Moro incomodado com o volume de ataques que recebeu na internet. O ex-juiz reclamou com os organizadores de sua candidatura que tem sido alvo de mentiras nas redes sociais e pediu a contratação de um advogado especializado em combater fake news.

O Podemos busca um profissional para assumir a função e deseja integrá-lo à campanha de Moro ainda em janeiro. O partido quer ter amparo jurídico para pedir a retirada de postagens que considerar mentirosas ou para processar pessoas que xingarem o ex-juiz.

A equipe de comunicação do Podemos conseguiu derrubar apenas um vídeo do YouTube que considerava mentiroso. A sigla avalia que uma ofensiva jurídica irá dissuadir os ataques.

Pessoas próximas a Moro admitem que o Podemos não estava preparado para lidar com a desinformação nas redes sociais. A prioridade era organizar só reuniões com lideranças políticas em novembro e dezembro, mas a sigla foi obrigada a montar uma estrutura de campanha às pressas para Moro se posicionar sobre as críticas que tem recebido de bolsonaristas e da esquerda.

O Podemos quer fechar em janeiro um conselho de comunicação que contará com profissionais especializados em assessoria de imprensa, marketing digital e comunicação de campanha. Hoje, as funções estão todas concentradas em Fernando Vieira, o marqueteiro do partido.

A direção do Podemos reconhece que o material de campanha divulgado até agora nas redes sociais ficou “arcaico” devido à falta de profissionais na equipe. Moro foi ridicularizado quando publicou um vídeo rebatendo Lula, com a fala truncada e edição confusa, e quando desejou um “Feliz Natal” ao lado da esposa, Rosângela.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna