Guilherme Amado

Polícia do Rio investiga influenciadora digital a pedido de Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro apresentou notícia-crime contra influenciadora digital Tininha Mattos por suposto atentado contra a segurança nacional

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Montagem com fotos de Reprodução/Twitter e Igo Estrela/Metrópoles
A blogueira Tininha Mattos e o deputado Eduardo Bolsonaro
1 de 1 A blogueira Tininha Mattos e o deputado Eduardo Bolsonaro - Foto: Montagem com fotos de Reprodução/Twitter e Igo Estrela/Metrópoles

O deputado federal Eduardo Bolsonaro entrou com uma ação na esfera criminal da Justiça do Rio de Janeiro contra a blogueira Maria Cristina Fontes de Mattos, a Tininha Mattos, pela suposta prática dos crimes de ameaça e contra a segurança nacional. O caso está sob investigação na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

A influenciadora digital foi acionada judicialmente por ter publicado um vídeo na internet, no dia 16 de março, em que dizia ter perdido a oportunidade de esfaquear o presidente Jair Bolsonaro e Eduardo durante uma visita que eles fizeram ao seu local de trabalho. Após a repercussão do caso, ela afirmou que a postagem era uma brincadeira e que foi mal interpretada.

Disse a influenciadora na ocasião:

“Vocês estão vendo isso aqui? Isso são lágrimas. Toda a maldição para pobre é pouco. Eu cheguei atrasada no trabalho, e descobri que o Bolsonaro estava aqui com todos os filhos, e eu perdi a oportunidade de fazer o escândalo do século. Justamente hoje, hoje, que eu estou muito atacada, estou perfeita para fazer escândalo, eu perdi a oportunidade da minha vida. E eu ia fazer escândalo, e eu ia filmar, e eu ia dar outra facada no Bolsonaro, com faca de pão que eu ia roubar da copa daqui, provavelmente no Eduardo Bolsonaro, que é quem eu mais odeio, mas eu perdi essa oportunidade”, afirmou.

Eduardo já perdeu a causa na esfera cível. Inicialmente, o deputado pediu uma indenização de R$ 40 mil na Justiça do Distrito Federal. No dia 18 de agosto, a juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio considerou o pedido improcedente. A defesa do deputado recorreu da decisão, mas a apelação foi rejeitada no último dia 11 por questões técnicas. Ainda assim, a defesa de Eduardo Bolsonaro vai apresentar um agravo, ou seja, um novo recurso.

A notícia-crime foi protocolada no Rio de Janeiro em 1º de setembro. Eduardo diz no pedido que a influenciadora poderia induzir os seguidores a cometer um crime e que, por ser pessoa pública, ele é “mais suscetível às diversas formas de violência, especialmente atentados dessa espécie”.

O deputado também cobra da blogueira uma indenização em função da “natureza e amplitude dos prejuízos morais e a constante ameaça que foi provocada à sua integridade física e à sua vida”.

O Ministério Público, por meio do promotor André Luis Cardoso, manifestou que “os fatos necessitam de apuração, até mesmo para se verificar a correta adequação típica das condutas”, e requisitou que a DRCI conduza o inquérito policial. A influenciadora ainda será intimada a prestar depoimento no caso.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?