metropoles.com

PCDF diz que Patrícia Lélis mentiu sobre supostas ameaças de Eduardo Bolsonaro

Relatório da polícia aponta denunciação caluniosa por parte da jornalista, que alegou ter sido injuriada e ameaçada por meio de mensagens

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
7 de setembro protesto brasil brasilia bolsonaro stf helicoptero esplanada DF 6
1 de 1 7 de setembro protesto brasil brasilia bolsonaro stf helicoptero esplanada DF 6 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) entregou o relatório final da investigação aberta para apurar se a jornalista Patrícia Lélis mentiu ao dizer que foi ameaçada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). De acordo com o documento, ela apresentou uma denúncia falsa contra o filho do presidente da República.

“Constatou-se, conforme Laudo Pericial, a existência de indícios de simulação na conversa que conteriam as palavras ameaçadoras atribuídas a Eduardo Bolsonaro, bem como pela impossibilidade de se afirmar que o autor de tais dizeres criminosos seria, de fato, o titular da linha telefônica constante no cabeçalho das mensagens, no caso, o imputado”, diz um trecho do relatório.

A acusação foi feita a partir de mensagens que teriam sido trocadas com Eduardo, em 2019, quando ela trabalhava no PSC, antigo partido do deputado. Segundo Patrícia, o parlamentar publicou em uma rede social que os dois estavam namorando e, quando ela negou o relacionamento, ele teria dito que “iria acabar com a vida dela e que ela iria se arrepender de ter nascido”. A perícia apontou “indícios de simulação”.

Leia a íntegra do relatório:

Relatório final PCDF by Metropoles on Scribd

Em nota, a advogada Karina Kufa, que representa Eduardo, disse que “isso prejudica até mesmo a causa das mulheres que são, de fato, vitimas de violência”. “Muitas vezes a demora da aparição da verdade pode prejudicar inocentes”, continuou.

“Houve precipitação do Ministério Público em apresentar denúncia, sem provas, contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro, pouco antes das eleições de 2018. As acusações estavam fundamentadas apenas em declarações falsas da ré Patrícia Lellis e em montagens de mensagens de celular. Isso causou danos à imagem do deputado, que mesmo sendo o parlamentar mais votado, perdeu votos com a acusação falsa”, diz o texto.

Nas redes sociais, Patrícia comentou o assunto. “Em 2019 Eduardo Bolsonaro me ameaçou, o processo nunca teve andamento até o papai ganhar as eleições. Eduardo se recusou a entregar o celular para polícia federal, queria que eu entregasse o meu celular para um perito particular, o que é surreal e eu jamais faria”, escreveu.

Entenda

Em um primeiro momento, a investigação buscou analisar se houve abuso do deputado, conforme a versão de Patrícia. A denúncia foi arquivada em 2019 pela Justiça de Brasília, que considerou não haver provas suficientes para abrir uma ação penal contra Eduardo.

Na segunda etapa, os policiais puseram à prova a narrativa de Patrícia, que passou de vítima à investigada. O delegado afirma que ela cometeu o crime de denunciação caluniosa.

“Com base em todos os elementos de informação colhidos durante investigação, verificam-se a existência de autoria e materialidade delitiva que indicam que o indiciada praticou o crime de denunciação caluniosa, uma vez que, de maneira dolosa, imputou falso crime a Eduardo Nantes Bolsonaro, fato esse que deu ensejo a instauração de processo criminal contra quem a indiciada sabia ser inocente”, afirma o relatório.

Agora, o relatório da PCDF é enviado à autoridade judicial competente – a Justiça de Brasília – para que o juiz peça manifestação do Ministério Público. O MP pode denunciá-la ou arquivar o caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?