metropoles.com

PM do Rio estima que pacificação no Jacarezinho levará três meses

Forças de segurança pública do estado tomaram as ruas da comunidade, na manhã de quarta-feira (19/1), para começar o “Cidade Integrada”

atualizado

Compartilhar notícia

Wilton Junior/Estadão
DELEGADO MORTO / JACAREZINHO / CIDADE DA POLÍCIA
1 de 1 DELEGADO MORTO / JACAREZINHO / CIDADE DA POLÍCIA - Foto: Wilton Junior/Estadão

A Polícia Militar do Rio de Janeiro estima que a pacificação na favela do Jacarezinho, onde ocorreu a maior chacina da história do Rio de Janeiro, levará três meses. As forças de segurança pública tomaram as ruas da comunidade, na manhã de quarta-feira (19/1), para começar o novo projeto de ocupação do governo estadual, o Cidade Integrada.

Em um ofício interno, a Secretaria Estadual de Polícia Militar informa que toda a ocupação e pacificação terá duração de três meses, e que o prazo poderá ser ampliado. Somente depois desse processo, o estado entrará com os prometidos investimentos sociais.

A PM pediu a contratação emergencial de um sistema de videomonitoramento, que será instalado no entorno do Jacarezinho. O serviço durará de três a seis meses.

O Cidade Integrada ocupará seis favelas do Rio de Janeiro. Além de Jacarezinho, estão na lista: Muzema, Cesarão, Maré, Rio das Pedras e Cantagalo. O projeto promete levar, além das forças de segurança do estado, iniciativas sociais para dentro de comunidades.

À coluna, em novembro de 2021, o secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski, admitiu que as ocupações de alguns territórios, sem especificar quais, seriam custosas e trabalhosas, devido à “resistência comunitária” aos agentes de segurança pública. “É uma luta do bem contra o mal”, afirmou Turnowski.

O programa, segundo o governador Cláudio Castro, era para ter sido implementado no segundo semestre de 2021, mas começou em 2022, ano eleitoral.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?