Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

PM do Rio estima que pacificação no Jacarezinho levará três meses

Forças de segurança pública do estado tomaram as ruas da comunidade, na manhã de quarta-feira (19/1), para começar o "Cidade Integrada"

Repórter de Guilherme Amado20/01/2022 08:00, atualizado 20/01/2022 11:50
Compartilhar notícia
Wilton Junior/Estadão
PM do Rio estima que pacificação no Jacarezinho levará três meses

A Polícia Militar do Rio de Janeiro estima que a pacificação na favela do Jacarezinho, onde ocorreu a maior chacina da história do Rio de Janeiro, levará três meses. As forças de segurança pública tomaram as ruas da comunidade, na manhã de quarta-feira (19/1), para começar o novo projeto de ocupação do governo estadual, o Cidade Integrada.

Em um ofício interno, a Secretaria Estadual de Polícia Militar informa que toda a ocupação e pacificação terá duração de três meses, e que o prazo poderá ser ampliado. Somente depois desse processo, o estado entrará com os prometidos investimentos sociais.

A PM pediu a contratação emergencial de um sistema de videomonitoramento, que será instalado no entorno do Jacarezinho. O serviço durará de três a seis meses.

O Cidade Integrada ocupará seis favelas do Rio de Janeiro. Além de Jacarezinho, estão na lista: Muzema, Cesarão, Maré, Rio das Pedras e Cantagalo. O projeto promete levar, além das forças de segurança do estado, iniciativas sociais para dentro de comunidades.

À coluna, em novembro de 2021, o secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski, admitiu que as ocupações de alguns territórios, sem especificar quais, seriam custosas e trabalhosas, devido à “resistência comunitária” aos agentes de segurança pública. “É uma luta do bem contra o mal”, afirmou Turnowski.

O programa, segundo o governador Cláudio Castro, era para ter sido implementado no segundo semestre de 2021, mas começou em 2022, ano eleitoral.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.