Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Pacheco avisa que licenciamento ambiental não avança mais neste ano

Comissões não terão mais tempo hábil para analisar o projeto de licenciamento ambiental que tramita há 19 anos no Congresso

06/12/2023 09:00
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Rodrigo Pacheco presidente do Senado Federal no STF zema - Metrópoles

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, avisou aos parlamentares que a Lei Geral do Licenciamento Ambiental não avançará mais nas comissões de Agricultura e de Meio Ambiente neste ano.

Não haverá mais tempo hábil para a proposta ser discutida antes do recesso. O projeto de licenciamento ambiental tramita há 19 anos no Congresso.

A votação na Comissão de Meio Ambiente havia sido adiada pela última vez no dia 14 de novembro, após o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, ter lido o seu relatório. Não havia convergência entre Moura e a relatora na Comissão de Agricultura, Tereza Cristina, do PP do Mato Grosso do Sul.

Pacheco indicou aos ruralistas que priorizará a votação do licenciamento ambiental no início de 2024 e que poderá listá-la como a primeira matéria da pauta de fevereiro. Mas um novo atraso deverá ocorrer se os senadores resolverem discutir a reinclusão da mineração no texto do projeto, devido ao desastre da Braskem em Maceió.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Pacheco avisa que licenciamento ambiental não avança mais neste ano