Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

Os próximos passos da investigação contra Carlos Bolsonaro no MPRJ

MPRJ recebeu nesta terça-feira o laudo das movimentações financeiras do vereador Carlos Bolsonaro e de mais 26 assessores

12/04/2023 18:10
Compartilhar notícia
Redes Sociais/Reprodução
Imagem colorida - Carlos Bolsonaro, conhecido como Carluxo com celular na mão- Metrópoles

Após ter recebido o laudo das movimentações financeiras do vereador Carlos Bolsonaro e de 26 assessores, na noite desta terça-feira (11/4), o Ministério Público do Rio de Janeiro irá fazer a análise jurídica dos dados para dar continuidade ou não nas diligências e investigações.

Somente após a análise dos dados, que pode revelar novos personagens que participaram do suposto esquema, os promotores voltarão a fazer diligências, como recolher depoimentos.

O laudo demorou onze meses para ficar pronto e ser entregue à 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada, onde o caso é investigado. Em maio de 2022, instituições bancárias enviaram ao MP do Rio dados de Carlos, 26 assessores e sete empresas que tiveram relação com o vereador desde 2001.

Até o momento, ao menos nove pessoas foram ouvidas pelo MP do Rio, mas as investigações estavam paradas desde maio de 2021, quando o Tribunal de Justiça fluminense determinou a quebra do sigilo bancário do vereador e de seus assessores.

A análise dos dados não tem previsão para ser concluída, uma vez que a promotoria foi esvaziada e é responsável por outra grande investigação no estado, dos fantasmas da Ceperj.

Antes de receber o caso da suposta prática de rachadinha no gabinete de Carlos, em setembro de 2021, o órgão era composta por um promotor titular e três auxiliares. Agora, a subdivisão conta apenas com o titular Alexandre Murilo Graça e um promotor auxiliar.