Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Guilherme Amado

OAB contrata ex-secretário do TSE para implementar voto online

Janino foi secretário de tecnologia da informação do tribunal por 15 anos

Repórter de Guilherme Amado04/10/2021 16:30, atualizado 04/10/2021 16:31
Compartilhar notícia
Divulgação/OAB
Sede OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contratou Giuseppe Janino, secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por 15 anos, para implementar o voto online em suas seccionais estaduais. Inédita, a eleição virtual da ordem acontecerá em cinco estados em novembro.

Com 25 anos de Justiça Eleitoral e coautor do projeto da urna eletrônica, Janino deixou o TSE neste ano. Agora na OAB, Janino verificará o sigilo e a integridade do sistema de voto online que será usado pelos advogados no Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As seccionais nesses estados elegerão seus novos presidentes e vice-presidentes.

Por enquanto, apenas esses estados solicitaram a eleição online ao Conselho Federal da ordem. As outras unidades da federação poderão usar o novo sistema na próxima eleição interna, em 2024.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.