Com Eduardo Barretto (interino), Bruna Lima, Eduardo Ghirotto e Paulo Cappelli

O que Dias Toffoli pensa de Alexandre de Moraes

Em outubro passado, ao discursar na USP, quando recebeu a Medalha Armando Salles de Oliveira, Toffoli falou sobre Alexandre de Moraes

atualizado 18/05/2022 14:41

Ministro do STF Dias Toffoli na posse do novo presidente do TJDFT José Cruz MacedoIgo Estrela/Metrópoles

A rejeição de Dias Toffoli à ação por abuso de autoridade proposta por Jair Bolsonaro não surpreendeu ninguém no STF. Não só por uma eventual falta de materialidade da ação ou pelo espírito de corpo entre os ministros, mas porque Toffoli tem Alexandre em alta conta.

Em outubro passado, ao discursar na USP, quando recebeu a Medalha Armando Salles de Oliveira, disse Toffoli sobre o colega, formado, como ele, na São Francisco:

“O ministro Alexandre faz um trabalho de extrema coragem, de extrema dificuldade, e tem atuado na defesa do Estado democrático de Direito de maneira destemida”.

E mais:

“Não é fácil enfrentar a tempestade orquestrada de desinformação. Mas é essencial que as instituições democráticas o façam. (…) Por isso, a atuação firme do STF diante das notícias fraudulentas e das orquestrações antidemocráticas é hoje plenamente compreendida pela ampla maioria da população brasileira. (…) Na trágica história dos fenômenos totalitários do século XX, há exemplos dramáticos dos efeitos danosos da desinformação e das campanhas de ódio, inclusive genocídios, respaldados por multidões fanatizadas. Nos dias atuais, o terraplanismo é o exemplo mais folclórico dessa tendência, e a resistência a vacinas, incluída a vacina contra a COVID, o exemplo mais absurdo”.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna