metropoles.com

MPF recorre contra fim da ação sobre 7 de setembro com Bolsonaro

Justiça Federal extinguiu a ação; MPF recorre para pedir que União seja responsabilizada pela omissão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida de Jair Bolsonaro em cima de trio elétrico em evento de 7 de setembro de 2022
1 de 1 Foto colorida de Jair Bolsonaro em cima de trio elétrico em evento de 7 de setembro de 2022 - Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) está pedindo a continuidade da ação para apurar desvio de finalidade na festa cívico-militar do 7 de setembro de 2022, na praia de Copacabana.

A procuradoria considera que houve uma omissão da União que transformou o evento do bicentenário da independência em uma manifestação político-partidária a favor do então presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o MPF, os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica não adotaram medidas medidas claras para garantir que a celebração não fosse utilizada como palanque para uma manifestação em prol de Bolsonaro.

Os procuradores pedem a condenação da União e a reparação dos danos causados por meio da apresentação de um pedido de desculpas público, além de um relatório sobre a participação das Forças Armadas.

O pedido do MPF foi rejeitado pela Justiça federal em 7 de março. O juiz responsável pelo caso, Mauro Luis Rocha Lopes, considerou que o Estado não poderia pedir desculpas. Também disse que não poderia obrigar a União a criar regras para a participação das Forças Armadas em eventos similares, como pediu o MPF.

No recurso apresentado nesta sexta-feira (31/3), o MPF pede a continuidade da ação, citando julgados da Corte Interamericana de Direitos Humanos que estabelecem pedidos de desculpas por Estados nacionais em situações de reparação, como essa. Segundo o MPF, todos os pedidos são juridicamente viáveis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?