Guilherme Amado

Mais um partido da base reclama da articulação política do Planalto

O PDT reclama que está entregando votos ao governo federal, mas que o Palácio do Planalto ignora as indicações do partido para cargos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Matheus Veloso/Metrópoles
Assessores Alexandre Padilha pós reunião com Lula em Brasília / Metrópoles
1 de 1 Assessores Alexandre Padilha pós reunião com Lula em Brasília / Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

O PDT é mais um partido da base que está insatisfeito com a Secretaria de Relações Institucionais. O ministério é responsável pela articulação do governo federal com o Congresso.

O ministro, Alexandre Padilha, reuniu-se com o ministro da Previdência e presidente do PDT, Carlos Lupi, e com o líder do partido na Câmara, André Figueiredo, na terça-feira (23/5), e ouviu reclamações pelo atraso nas nomeações de indicados da sigla.

As lideranças do PDT se queixam que até deputados do PL, o partido de Jair Bolsonaro, emplacaram nomeações no governo federal. João Carlos Bacelar, do PL da Bahia, indicou um aliado para o escritório da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no estado. O PDT tem dois deputados na Bahia, mas nenhum obteve cargos do Planalto.

Padilha também escutou que o PDT fez só uma indicação em nível nacional, e que o Planalto ignorou o pedido da sigla. A indicação foi para Juliana Brizola, neta de Leonel Brizola, assumir um cargo na área ambiental de Itaipu.

A bancada do PDT na Câmara cobra reciprocidade do governo, sobretudo após a entrega dos 18 votos da sigla para a aprovação do arcabouço fiscal. Assim como outros partidos da base, o PDT reclama que Padilha é receptivo com os parlamentares, mas é pouco efetivo para cumprir as promessas.

O ritmo das nomeações melhorou no Palácio do Planalto, mas alguns entraves persistem na Casa Civil e em outros ministérios, que não dão andamento à burocracia com os nomes indicados.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, é o presidente nacional do PDT

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?