metropoles.com

Kim Kataguiri tem mais uma derrota na Justiça contra Jean Wyllys

Wyllys chamou Kim Kataguiri de “nazista” após declaração a podcast; Kataguiri também perdeu decisão contra manicure

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Kim Kataguiri
1 de 1 Kim Kataguiri - Foto: Reprodução

O deputado Kim Kataguiri, do União Brasil de São Paulo, teve mais uma derrota na Justiça contra o ex-deputado Jean Wyllys, do PT. A decisão é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) e foi assinada no último dia 25.

No início do ano passado, Wyllys chamou Kataguiri de “nazista”. Naquela época, o deputado havia dito em um podcast que a Alemanha errou ao ter criminalizado o partido nazista.

Em junho, o TJDFT concordou com Kataguiri e ordenou que Wyllys o indenizasse em R$ 5 mil. A decisão foi revertida, contudo, em outubro. Agora, em janeiro de 2023, o tribunal rejeitou um recurso do deputado que levaria o caso ao Supremo Tribunal Federal.

Em outro processo, Kataguiri acionou o TJDFT contra a manicure Flavia Maynarte, que o chamou de “idiota nazista”. Na última quarta-feira (15/2), o tribunal reafirmou que os comentários foram legítimos e seguiu o argumento da defesa, apresentado pelo escritório Flora, Matheus & Mangabeira Sociedade de Advogados nos dois processos.

“Sua intenção era de criticar determinado posicionamento político esposado em entrevista divulgada em podcast, limitando-se a questionar acerca de sua vida pública”, escreveu a relatora do caso, juíza Marilia de Avila. A decisão foi unânime, com votos favoráveis das juízas Silvana da Silva e Giselle Rocha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?