metropoles.com

Governo avalia incentivo financeiro a estados por câmeras em policiais

Ministério mira letalidade policial, historicamente concentrada em jovens negros; um em cada três estados usa câmeras em fardas policiais

atualizado

Aline Massuca/ Metropoles
Policial militar com câmera na farda - Metrópoles

O Ministério da Justiça avalia dar incentivos financeiros a estados que ampliarem o uso de câmeras em fardas policiais. A medida pretende diminuir a letalidade policial, que é historicamente concentrada em jovens negros.

O estímulo aos estados aconteceria por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), criado em 2001 para apoiar projetos de segurança pública. Atualmente, o conselho gestor do fundo prioriza o repasse de verba a estados que se comprometam a reduzir a violência policial; qualificar os policiais; e apontar soluções de segurança. Uma das propostas em análise é incluir nessa lista o uso de câmeras em abordagens policiais.

O trabalho tem sido conduzido no ministério pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Secretaria de Acesso à Justiça. A pasta também pretende melhorar a gestão do FNSP e acelerar a liberação de recursos aos estados.

Um em cada três estados já usa as câmeras policiais ou começou a testar os equipamentos nos uniformes dos policiais.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0






Quais assuntos você deseja receber?