metropoles.com

Governador do RJ reconduzirá atual procurador-geral de Justiça

Atual PGJ do estado, Luciano Mattos foi o segundo mais votado da lista tríplice e, ainda assim, escolhido para recondução pelo governador

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Luciano Mattos
1 de 1 Luciano Mattos - Foto: Reprodução

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, escolheu reconduzir o atual procurador-geral de Justiça do estado, Luciano Mattos, para a Procuradoria-Geral de Justiça. A decisão de Castro contraria a tradição do mais votado da lista tríplice ser o escolhido para a PGJ.

Mattos ficou em segundo lugar na lista, com 437 votos. A procuradora Leila Machado Costa liderou a votação, com 485 apoios. Em terceiro lugar ficou a procuradora Somaine Cerruti, que somou 126 votos.

A escolha de Castro pelo nome de Mattos foi marcada por pressões externas ao governador, que vieram até de ministros do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.

Castro, ao escolher reconduzir o atual PGJ, desagradou parte de seu secretariado, que considera que Mattos não controlou a atuação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado. Às vésperas da eleição, os procuradores denunciaram o ex-chefe de Polícia Civil Allan Turnowski, um importante aliado do governador.

Por outro lado, Castro desagradou os promotores, que, de forma inédita, não escolheram como o primeiro da lista tríplice um PGJ que tenta a recondução. Integrantes do MP do Rio defenderam, em carta aberta, a escolha da procuradora Leila Machado, a mais votada. Mattos também havia se comprometido a apoiar o primeiro da lista.

A pressão dos tribunais superiores, contudo, falou mais alto para o governador. Castro é alvo de duas delações no Superior Tribunal de Justiça e foi denunciado em um processo na Justiça Eleitoral do estado.

(Atualização às 16h20 de 12 de janeiro de 2023: Em nota, a Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) defendeu a nomeação do nome mais votado na lista tríplice, que nesta caso foi a procuradora Leila Machado Costa. “A Amperj reitera sua defesa histórica da nomeação, para procurador-geral de Justiça, do nome mais mais votado na lista tríplice formada por eleição da classe. A Amperj solicitou e está aguardando a realização de uma audiência ao chefe de governo para tratar do tema”.)

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?