Guilherme Amado

Febraban parte para cima do Nubank no Linkedin

“Fintechs gostam mesmo é de pagar apenas ‘meia entrada”, diz representante dos grandes bancos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
imagem colorida fachada Nubank - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida fachada Nubank - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que representa os grandes bancos do país, criticou neste sábado (18/9) o Nubank e a Zetta, associação fundada pelo Nubank, Mercado Pago e Google no início do ano. O Google não faz mais parte da associação. Em uma publicação no Linkedin, a Febraban acusou as fintechs de evitar o pagamento de impostos e obrigações trabalhistas.

“A ‘verdade’ verdadeira é que as grandes fintechs gostam mesmo é de pagar apenas ‘meia entrada’ e em nada se diferenciam dos bancos. Aliás, só não são bancos para pagar menos impostos, gerar menos empregos, ter poucas obrigações regulatórias e trabalhistas”, escreveu a Febraban, acrescentando:

“A Zetta não contou que o Nubank, que tem cara, porte, produtos e até nome de banco, prefere não se dizer banco, mas cobra juros mais altos dos seus clientes do que a média dos cinco ou 10 grandes bancos brasileiros. Olhe bem!”.

Segundo a Febraban, na última semana de agosto o Nubank cobrou uma taxa média anual do juro do cartão rotativo de 291,76%, enquanto a dos cinco grandes bancos foi de 271,68%. As fintechs também “pagam bem menos impostos que os bancos, que pagam 45% sobre lucro”, seguiu a entidade.

O texto é uma resposta a um tuíte da Zetta na última quinta-feira (16/9) que dizia: “A verdade sobre assimetrias: tarifas dos grandes bancos, que reclamam da perda de competitividade, saltam acima da inflação durante a pandemia, enquanto as tarifas das fintechs são mantidas”.

O episódio acontece na esteira da disputa de mercado entre as fintechs e os bancos tradicionais. Os gigantes do setor acusam as novas empresas de tecnologia de se beneficiarem por uma regulação menor.

(Atualização, às 13h39 de 20 de setembro de 2021: Embora tenha participado da fundação da Zetta no início do ano, o Google deixou de fazer parte da associação. A informação foi acrescentada no texto.)

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?