metropoles.com

Ex-ministro de Lula diz que PT deveria ter defendido a terceira via

Tarso Genro, ex-ministro de Lula, afirmou em um debate que considera um “erro grave” atacar a 3ª via e que está pessimista com a eleição

atualizado

Compartilhar notícia

WILTON JUNIOR/ESTADÃO
Imagens
1 de 1 Imagens - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

O ex-ministro Tarso Genro afirmou em um debate promovido pelo grupo Derrubando Muros, na noite desta quinta-feira (7/4), que o PT cometeu um “erro grave” ao hostilizar o surgimento de uma terceira via e não buscar o “diálogo permanente” com os atores que compõem esse grupo político.

Filiado ao PT desde o início da década de 1980, Genro chefiou ministérios importantes nos dois governos Lula, como a Educação e a Justiça, mas se tornou um crítico dos caminhos escolhidos pelo partido nos últimos anos. Ele afirmou durante o debate que o isolamento da esquerda o deixou pessimista para a eleição presidencial.

“Defendi, dentro do meu partido e fora dele, que o surgimento da terceira via deveria ser prestigiado e defendido com unhas e dentes. Marchávamos para uma situação perigosa e precisávamos estabelecer uma ponte entre aquilo que se colocava ao centro com aquilo que se colocava à esquerda daquele centro”, afirmou Genro.

“Foi um erro grave e não sei se é recuperável. Isso me leva para uma posição de ceticismo. A esquerda deveria ter convidado esse centro para um diálogo permanente, sem ficar hostilizando essas e outras possibilidades”, disse.

O Derrubando Muros é um coletivo que reúne políticos, empresários e outras lideranças civis em torno da defesa da democracia. Entre os participantes do debate estavam o ex-deputado Roberto Freire, presidente do Cidadania, o ex-governador Germano Rigotto, coordenador do programa de governo de Simone Tebet, e os economistas Armínio Fraga e Elena Landau.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?

Notificações