metropoles.com

Discurso de campanha permanente incomoda base de Lula no Congresso

Lideranças das siglas de centro que compõem a base de Lula viram o discurso no aniversário do PT como mais um evento de campanha pós-eleição

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Imagem mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazendo sinal de positivo: presidente decidiu aumentar o salário mínimo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazendo sinal de positivo: presidente decidiu aumentar o salário mínimo - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O grupo de partidos de centro que aderiu à base de Lula no Congresso espera o presidente fazer movimentos para distensionar o ambiente político neste início de governo.

Lideranças que escutaram o discurso de Lula no aniversário de 43 anos do PT brincaram que o presidente parecia estar em campanha. Lula atacou o Banco Central, chamou Bolsonaro de genocida e, pela primeira vez, saudou Zé Dirceu pela solidariedade prestada durante a Operação Lava Jato.

A solidariedade, no caso, vem da decisão de Dirceu de nunca ter feito delação premiada para se livrar da prisão na Lava Jato. O presidente guarda mágoa profunda de Antonio Palocci por esse motivo.

O PSD, presidido por Gilberto Kassab, já está agindo para blindar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, da ofensiva petista. Integrantes da sigla dizem que o líder do PT no Senado, Jaques Wagner, é um dos poucos aliados de Lula que atuam para apaziguar os ânimos no Congresso.

Na segunda-feira (13/2), o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, disse que é contrário à iniciativa de convocar Campos Neto para explicar a política de juros do BC no Congresso. Contarato declarou que é preciso ter “prudência” no atual momento do governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?