Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli

Dilma contribui em energia e petróleo para campanha de Lula

A petista foi a primeira ministra de Minas e Energia no governo Lula, em 2002

atualizado 22/03/2022 23:50

Daniel Ferreira/Metrópoles

A ex-presidente Dilma Rousseff tem feito contribuições à pré-campanha de Lula na área de energia e petróleo. A petista foi a primeira ministra de Minas e Energia no governo Lula, em 2002. O tema voltou a ganhar tração neste mês, quando a Petrobras impôs um mega-aumento nos combustíveis, para a irritação de Jair Bolsonaro.

Recentemente, Dilma pediu a um auxiliar uma série de dados sobre a estatal em seu governo. Munida de discursos, estatísticas e um mapa de ativos que a empresa privatizou desde a saída do PT do Planalto, Dilma tem trocado informações com Lula e seu entorno.

A disparada no preço dos combustíveis tem sido atacada constantemente pelo ex-presidente, ao passo que Bolsonaro busca se desvencilhar do desgaste na pré-campanha criticando a Petrobras.

Em outra frente, Dilma Rousseff tem contribuído para a Fundação Perseu Abramo, braço programático do partido, onde é presidente de honra. Além do colegiado que elabora propostas de energia para o plano de governo, a ex-presidente colabora para o grupo de desenvolvimento social, coordenado por Tereza Campello, que foi ministra da área em sua gestão.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna