metropoles.com

Gasolina está cara porque “quem governa o país não presta”, diz Lula

Ex-presidente esteve em Curitiba nesta sexta-feira (18/3) para evento de filiação do ex-governador do Paraná Roberto Requião ao PT

atualizado

Compartilhar notícia

PT/Reprodução
lula filiação de roberto requião em curitiba
1 de 1 lula filiação de roberto requião em curitiba - Foto: PT/Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (18/3), que “preço da gasolina está caro porque quem governa esse país não presta”. Lula participou do evento de filiação do ex-governador do Paraná Roberto Requião ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Curitiba.

“Tínhamos a BR [Distribuidora], mas era preciso ter concorrência. Hoje tem 392 empresas importando gasolina em dólar. Hoje pagam gasolina em dólar, porque temos que pagar dividendos para acionistas americanos”, atacou o ex-presidente.

“Nunca se importaram em ser autossuficiente em fertilizante. O preço da gasolina tá caro porque quem governa esse país não presta.”

O ex-presidente relembrou que, quando era presidente, o barril de petróleo estava a US$ 147 dólares e a gasolina era apenas R$ 2,60.

“Aos meus 76 anos de idade não acredito em Estado fraco. Um Estado que nega todos seus recursos para pagar juros. [Acredito em] Um Estado que não deixe faltar comida e remédio para o povo. [Quando era presidente] O Brasil não era um país pária como é hoje, com um psicopata no poder”, disse referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem será rival na eleição de outubro.

Requião deixou o MDB no ano passado e entrou no PT para concorrer pela quarta vez ao governo do estado (já cumpriu três mandatos). Foi a primeira vez que Lula esteve em Curitiba depois de deixar a carceragem da Polícia Federal, onde esteve preso por 580 dias cumprindo pena por condenação na Lava Jato.

0

Encontro com integrantes da vigília

À tarde, pouco depois de chegar à cidade, Lula se encontrou com um grupo de cerca de 100 pessoas que participaram da Vigília Lula Livre – . acampamento de militantes que se revezou durante os 580 dias em que o ex-presidente esteve preso e ficou junto à Superintendência da PF pedindo a libertação do prisioneiro.

O ex-presidente agradeceu aos militantes. “Eu sempre agradeço a Deus, que sempre foi muito generoso comigo, porque mesmo depois de me jogarem em um poço, de jogarem toneladas de mentiras contra mim, eu encontrei vocês, que eu nem conhecia, e a dedicação de vocês, a confiança de vocês me ajudou a sobreviver em uma cela”, disse Lula ao grupo.

Compartilhar notícia