metropoles.com

Deputado condenado a indenizar Moraes tenta desbloquear conta-salário

Otoni de Paula teve conta bloqueada pela Justiça de São Paulo; Alexandre de Moraes, do STF, processou parlamentar após xingamentos

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Câmara dos Deputados
Deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ)
1 de 1 Deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) - Foto: Reprodução/ Câmara dos Deputados

O deputado Otoni de Paula, do PSC do Rio de Janeiro, pediu nesta quarta-feira (2/3) que a Justiça de São Paulo desbloqueie a conta onde ele recebe o salário na Câmara. O bloqueio aconteceu na semana passada, no âmbito de um processo movido pelo ministro do STF Alexandre de Moraes depois de ter sido xingado pelo bolsonarista.

Otoni não consegue movimentar seu salário líquido referente a janeiro, o equivalente a R$ 24,8 mil. A defesa do parlamentar alega ao juiz do caso, Guilherme Madeira, que esses recursos visam a sustentar a família de Otoni. “O deputado destina sua verba para sua mantença e de sua família, para gastos necessários como alimentação, moradia, transporte e saúde”, afirmou o documento.

Em 2021, o juiz havia condenado Otoni a pagar R$ 70 mil de fiança a Moraes por ter chamado Moraes de “cabeça de ovo”, “esgoto” e outras ofensas chulas. Na decisão, o magistrado considerou que o deputado extrapolou os limites da liberdade de expressão. “Humilha, ofende e ataca, diretamente, a honra e a imagem” de Moraes, afirmou.

0

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia