metropoles.com

Coronel alvo da PF chefiava “Abin paralela” do governo Bolsonaro

Coronel do Exército chefiava “Abin paralela” e acompanhou Jair Bolsonaro nos Estados Unidos; Marcelo Costa Câmara foi alvo de busca da PF

atualizado

Compartilhar notícia

Material Exclusivo/Metrópoles
Imagem colorida de Bolsonaro em Orlando
1 de 1 Imagem colorida de Bolsonaro em Orlando - Foto: Material Exclusivo/Metrópoles

O coronel do Exército Marcelo Costa Câmara, alvo de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na operação que mirou Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (3/5), era responsável pela “Abin paralela” do governo Bolsonaro. Câmara acompanhou o ex-presidente nos Estados Unidos ao lado de outros dois militares que foram presos mais cedo.

Em 2020, Câmara era assessor especial do gabinete pessoal do então presidente Bolsonaro. O militar chefiava um serviço de inteligência paralelo do Planalto, onde conduziu investigações e fez dossiês que causaram a demissão de ministros, como mostrou o repórter Thiago Bronzatto.

0

Nesta quarta-feira (4/5), a PF deflagrou a operação Venire. A casa de Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão. Segundo a corporação, falsificaram dados de vacina da Covid o ex-presidente Jair Bolsonaro; sua filha mais nova, Laura Bolsonaro; Mauro Cid, um dos auxiliares de Bolsonaro presos; a esposa de Cid; e a filha de Cid.

O esquema foi descoberto a partir da quebra de sigilo de mensagens de Cid. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro trocou mensagens pedindo a contatos de Duque de Caxias (RJ) que seu registro e de sua esposa, Gabriela Santiago Ribeiro Cid, fossem adulterados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?