Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Lucas Marchesini

Como a Raízen fez de Campinas um laboratório para levar o OXXO a SP

A rede de mercados OXXO completa um ano no Brasil sob a operação do Grupo Nós, joint venture entre a produtora de etanol Raízen e a Femsa

atualizado 03/12/2021 17:58

Fachada de um mercado da rede mexicana OXXODivulgação/Facebook

A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, foi um laboratório para a rede de mercados OXXO avaliar como deveria se estabelecer na capital paulista. O OXXO, de origem mexicana, é gerido no Brasil pelo Grupo Nós, uma joint venture entre a produtora de etanol Raízen, licenciada da marca Shell, e a multinacional Femsa Comercio.

A inauguração da primeira loja do OXXO em Campinas completa um ano neste mês. Segundo David Pestana, diretor de expansão do Grupo Nós, a cidade de 1,2 milhão de habitantes foi escolhida como ponto de partida por apresentar características de urbanização e de hábitos de consumo importantes para o segmento dos mercados de proximidade.

“Campinas tem áreas mais verticais e mais horizontais, nobres e populares, com grandes condomínios no entorno e bairros universitários. Isso permitiu que testássemos a proposta de valor do mercado de proximidade em diferentes condições”, afirmou Pestana.

Mercados de proximidade ganharam força no Brasil por conta da pandemia de Covid-19. Estimativas apontam que existem 20.000 unidades desse segmento no país. Hoje, o OXXO conta com 30 lojas em Campinas e outras 25 na cidade de São Paulo. Segundo Pestana, o faturamento neste primeiro ano de operação foi 30% acima do esperado.

Para 2022, Pestana afirma que testará “a proposta de valor em condições mais desafiadoras, como, por exemplo, em São Paulo, para então acelerar a expansão” em nível nacional. A empresa não diz qual é a projeção de inaugurações para o próximo ano.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna