metropoles.com

Alta no preço da carne provoca falta de ovos em mercados

Pesquisa aponta que devido a alta no preço da carne, brasileiros começaram a consumir mais ovos para substituir proteínas nas refeições

atualizado

Compartilhar notícia

Metrópoles
WhatsApp Image 2021-11-24 at 12.25.08 AM (1)
1 de 1 WhatsApp Image 2021-11-24 at 12.25.08 AM (1) - Foto: Metrópoles

A alta no preço da carne acentuou a falta de ovos nas gôndolas dos supermercados em outubro. O fenômeno se deu porque os brasileiros começaram a consumir mais ovos para substituir outras proteínas nas refeições.

A indisponibilidade de ovos nos mercados subiu em relação a setembro e foi de 16,2%, segundo o levantamento feito pela empresa Neogrid, que presta serviços para a gestão da cadeia de suprimentos. Nenhum produto teve índice tão elevado quanto os ovos no mês passado.

Outro problema para o abastecimento de ovos deriva da batalha que produtores travam com o varejo para repassar o aumento de custos com a ração de animais e com o frete. O diretor de operações da Neogrid, Robson Munhoz, disse que “o abastecimento tende a demorar um pouco mais porque as negociações [entre produtores e o varejo] poderão se estender”.

O aumento no consumo também elevou o índice de indisponibilidade da margarina nos mercados. O número foi de 12,2% em outubro, quase três pontos a mais do que no mês anterior. Por ser um produto mais barato, a margarina virou uma opção mais viável num cenário de inflação acentuada e de perda do poder de compra da população. A Neogrid constatou que houve queda nas vendas de manteiga no período analisado.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comGuilherme Amado

Você quer ficar por dentro da coluna Guilherme Amado e receber notificações em tempo real?